As mulheres que trabalham o dia todo e tem dificuldade de ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para fazer exames preventivos terão a oportunidade de aproveitar os serviços oferecidos em horário diferenciado.

Nesta quarta-feira (9), a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), abrirá as portas de todas as UBS das 7h30 às 21h. O objetivo é estender o horário de atendimento para as mulheres que trabalham durante o horário comercial. A ação faz parte da Campanha Outubro Rosa.

Serão oferecidos em todas as UBS os testes rápidos para identificação de infecções sexualmente transmissíveis como o HIV, Hepatite e Sífilis. O resultado fica pronto em no máximo 20 minutos. O exame papanicolau, que identifica o câncer do colo do útero, também poderá ser feito sem a necessidade de marcar horário.

No Centro de Saúde da Mulher Ceci Cunha serão feitos os exames físicos para identificação do câncer de mama, também sem agendamento. A mamografia está sendo realizada em parceria com o Hospital do Amor.

“Abrir as portas nesta quarta-feira a noite é mais uma oportunidade que as mulheres terão para cuidar da saúde. Além disso, desde segunda-feira as unidades estão atendendo sem agendamento. Até sexta-feira as mulheres podem ir até uma unidade das 7h30 às 17h30 para receber o atendimento gratuito, sem precisar marcar horário”, explicou Tatiana Mendes, coordenadora dos Programas Estratégicos da Semusa.

Além dos exames preventivos, todas as unidades estão oferecendo palestras educativas para chamar a atenção das mulheres para os cuidados da saúde. O tema da Campanha Outubro rosa é “Quem ama, se cuida”.

“As mulheres devem aproveitar esta oportunidade. É preciso que levem os documentos pessoais e o cartão do SUS. Durante esta semana não será preciso agendamento”, finalizou Fátima Aparecida, diretora do Centro de Saúde da Mulher Ceci Cunha.

Autor:

Assessoria

Prefeitura