A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promoveu uma palestra sobre saúde, com os idosos atendidos pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI). A ação faz parte da programação da Campanha Novembro Azul, mês mundial de prevenção e combate ao câncer de próstata.

A palestra “Cuidados com a saúde do idoso” foi ministrada pelo médico Rodrigo Zipparro, urologista da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). A ação também contou com testes de glicemia e aferição de pressão arterial, em parceria com a Estácio Unijipa, e cortes de cabelo, com apoio do Instituto Monalisa.

“Também realizamos um grande café da manhã e a entrega de brindes para os idosos que frequentam o CCI. Essa é uma ação importante, para lembrar que todos devem se cuidar, em especial os homens em relação ao câncer de próstata”, alertou Paula Gerlinski de Paula, diretora do CCI.

CCI atende cerca de 500 idosos, oferecendo atividades gratuitas que contribuem no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social. 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

Se for detectado precocemente, o câncer de próstata tem índices de cura superiores a 90%. A recomendação dos profissionais da Saúde é de que homens, a partir dos 45 anos de idade, façam o exame regularmente.

Fonte/Autor:

Assessoria