A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realiza, no próximo sábado (27), o Dia D da Campanha Novembro Azul, mês mundial de prevenção e combate ao câncer de próstata. Os atendimentos acontecerão por demanda espontânea, das 7h30 às 13h30, em nove Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Nos atendimentos, serão oferecidos testes rápidos para detecção de Hepatites, HIV e Sífilis, aferição da pressão arterial e glicemia, curativos, consultas e o agendamento para realização do exame de próstata.

O Dia D do Novembro Azul será realizado nas UBS 2 de Abril, KM-5, Juscelino Cardoso (Exposição), L1 Maringá, Dom Bosco, BNH, São Bernardo e Nova Brasília, além da unidade no Distrito de Nova Londrina.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

Se for detectado precocemente, o câncer de próstata tem índices de cura superiores a 90%. A recomendação dos profissionais da Saúde é de que homens, a partir dos 45 anos de idade, façam o exame regularmente.

Atendimentos noturnos

Durante o mês de novembro, a Semusa realizou atendimentos noturnos, das 18h às 22h, nas UBS do município. Com a ação, a secretaria já atendeu mais de 350 homens com ações de prevenção ao câncer de próstata. Nesta quinta-feira (25), acontece o último atendimento noturno do Novembro Azul, na UBS Dom Bosco.

Fonte/Autor:

Assessoria