A Secretaria de Saúde de Ji-Paraná (Semusa) realiza, sábado (17), o Dia “D” da campanha de multivacinação, com foco na atualização das cadernetas de crianças e adolescentes e na vacinação de crianças contra a poliomielite. A vacinação ocorrerá em nas 13 unidades básicas de saúde (UBS) da cidade.

A campanha iniciou no dia 5 e segue até dia 30 de outubro. Ela tem a finalidade atualizar a caderneta de vacinação de menores de 15 anos. A campanha é uma mobilização nacional, no entanto o Ministério da Saúde não encaminhou, em tempo hábil, doses da Vacina Oral Poliomielite (VOP).

Por causa do atraso, no Dia “D”, segundo a Semusa, será realizada a multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes até 15 anos de idade.

As UBBs do setor urbano e dos distritos de Nova Colina e Nova Londrina estarão abertas no período das 7h30 às 13h. Nelas, serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como, reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.

A pandemia da Covid-19 é uma situação inédita no país, no entanto, outras infecções graves continuam a circular. A Semusa reforçou a necessidade da atualização do cartão vacinal. Crianças e adolescentes menores de 15 anos não vacinados ou com esquemas incompletos também devem comparecer aos postos de vacinação. A meta do Ministério da Saúde é alcançar, ao menos, 95% do público-alvo.

Autor:

Assessoria