Os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) tomaram posse, na manhã desta quarta-feira (8), no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf). Na ocasião, também foram eleitos os membros da nova mesa diretora do CMDCA para o biênio 2022-24.

O conselho é formado por membros da sociedade civil e da administração municipal, tendo como principais funções a formulação e deliberação de políticas públicas relativas às crianças e adolescentes, em conjunto com as áreas de saúde, meio ambiente, assistência social, educação e cultura.

A Semasf será representada por Ana Maria Santos Vizeli (titular) e Mirian Madalon Vitorino de Oliveira (suplente). Dalila Maitê Rosa Sena (titular) e Welica Moreira Sampaio (suplente) representam a Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os nomes escolhidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) são Débora Alencar Lucas Sampaio (titular) e Karolyn Fiedler (suplente).

O Poder Executivo Municipal ainda é representado por Antônio Aguiar de Souza Filho (titular) e Andrhea Alves da Silva (suplente), da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz); Neide da Silva Lopes (titular) e Maria Arlinda Pereira (suplente), da Fundação Cultural de Ji-Paraná (FCJP); Vilson Mendes Bohre (titular) e Renata Pego dos Santos (suplente); da Secretaria Municipal de Esportes (Semes); e Luana Galvão (titular) e Ricardo Marcelino Braga (suplente), do Gabinete do Prefeito Isaú Fonseca.

A sociedade civil organizada é representada por Maria José da Silva e Neudair de Souza Chaves, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE); Celso Kubichem Rodrigues e Michele do Nascimento Ferreira Soares, do Centro Educativo Dom Bosco (CEDB); Matheus Cristian de Souza e Ivone Cristina de Souza, da Associação Centro Social de Promoção Humana e Educação Popular (Casa Nazaré).

Angelita Barbosa Nogueira e Osmar Farinácio, do Projeto Sonho Meu – Fundação JiCred; Ana Lucia Teixeira e Rita Priscila Carneira, do Projeto Orquestra em Ação; Ronildo Silva Farias e Waldemar Reis Fernandes, da Associação Ji-Paranaense de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira (AJ-DACÁ); e Francisco Marcos Gomes de Páscoa e Dayane de Paula Teodorio, do Instituto Padre Ezequiel Ramin (Iper), também representam a sociedade civil.

Após a posse dos novos membros, foi realizada a eleição da mesa diretora do CMDCA para o período entre 2022 e 2044 (biênio). Ana Maria Santos Vizeli foi eleita a presidente do conselho, com Neudair de Souza Chaves de vice-presidente. Débora Alencar Lucas Sampaio foi escolhida como secretária e Celso Kubichem Rodrigues vice-secretário. A mesa diretora ainda é composta por Antônio Aguiar de Souza Filho, eleito como tesoureiro do CMDCA, e Ronildo Silva Farias, vice-tesoureiro.

Criado por meio da Lei Municipal N.º 311, de 1990, o CMDCA é o órgão normativo, consultivo, deliberativo e controlador das políticas de proteção dos direitos das crianças e adolescentes, em todos os níveis de atuação, vinculado à Semasf.

 Fonte/Autor:

Assessoria