Foram iniciadas, no mês de maio, as visitas da Pesquisa Nacional de Saúde Brasil (SB Brasil), com vigência 2021-22. O estudo é conduzido pelo Ministério da Saúde (MS) e as visitas são realizadas pelos agentes comunitários da saúde (ACSs) e a equipe odontológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Três regiões serão visitadas em Ji-Paraná e a pesquisa segue até o fim de julho.

Em Ji-Paraná, as pesquisas do SB Brasil são realizadas pela Semusa, em trabalho conjunto do Departamento de Atenção Básica (DAB) e da Coordenação de Saúde Bucal. A pesquisa proporciona um levantamento do perfil epidemiológico de saúde bucal da população do município.

“Com base nos dados do SB Brasil, podemos traçar estratégias de atendimento à população, promovendo um aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas à melhoria da saúde bucal”, explicou Willian Pereira Dantas, coordenador de Saúde Bucal da Semusa.

Com o estudo, o MS avalia as condições de saúde bucal da população brasileira. Em todo o país, o levantamento deve ser realizado em aproximadamente 50 mil pessoas, em 422 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal.

O SB Brasil tem como objetivo proporcionar à gestão do SUS informações para o planejamento de políticas e programas de promoção, prevenção e assistência em saúde bucal, nas esferas nacional, estaduais e municipais.

Em Ji-Paraná, serão realizadas visitas em três regiões, todas no 1º distrito do município. O primeiro setor compreende o bairro Novo Ji-Paraná. A segunda região atende aos bairros Jardim Presidencial e Jardim dos Migrantes. Já a terceira área abrange os bairros Parque São Pedro e Dom Bosco.

Fonte/Autor:

Assessoria