Pesquisadores da Embrapa Café, em conjunto com profissionais de instituições de pesquisa parceiras, estão avaliando metodologia que otimiza a seleção de genótipos superiores com características agronômicas de interesse da cafeicultura. Essa metodologia refere-se à “seleção genômica ampla” (do inglês, genome-wide selection - GWS), que baseia-se no uso de milhares de marcadores moleculares do tipo SNP. Dentro desse conjunto de marcadores genéticos é necessário descobrir aqueles que são os mais importantes no controle genético das características de interesse do melhoramento genético.

De acordo com o pesquisador Marcos Deon, da Embrapa Café, os “estudos de associação genômica ampla” (do inglês, genome-wide association studies – GWAS) visam auxiliar a GWS, por meio da identificação dos genes ou seus marcadores. “Para a detecção, com elevada precisão, dos genes de interesse é necessário dimensionar adequadamente o tamanho amostral em termos do número de indivíduos a serem genotipados e fenotipados, para a captura dos marcadores corretos. É relevante também determinar o tamanho amostral necessário para maximizar a acurácia e eficácia seletiva da GWS”, explica.

Essas informações estão na sétima circular técnica que acaba de ser publicada pela Embrapa Café - "Tamanho amostral e detecção de genes via GWAS em características quantitativas do cafeeiro” – (clique aqui para fazer o download).  A publicação relata uma metodologia para a determinação do tamanho adequado de população para a realização da GWAS com alta eficácia e precisão e, também, para maximizar a eficiência da GWS. Além disso, o estudo avaliou o potencial dessa metodologia no melhoramento dos cafeeiros das espécies Coffea arabica e Coffea canéfora.

Leia esta DIVULGAÇÃO na íntegra na página da Embrapa Café e do Observatório do Café e do Consórcio Pesquisa Café.

Conheça o acervo de publicações da Embrapa Café e baixe os arquivos pelo link https://www.embrapa.br/cafe/publicacoes. Acesse também todas ANÁLISES e notícias da cafeicultura no Observatório do Café.

Fonte/Autor:

Assessoria